Riscos eSocial

Contador, você já calculou o tamanho do prejuízo que poderá vir a ter?

WhatsApp Image 2019-02-08 at 13.39.09

Riscos eSocial

 

Tanto se fala em mudanças de comportamento, migração das atitudes comuns do dia a dia, para aplicativos que funcionam em smartsphones, tablets, etc.

Ocorreu recentemente, o início de uma fase do eSocial, fase essa, que gerará mudanças comportamentais, tanto nas empresas (empregadores) quanto nas empresas que fazem o processamento das informações sociais (Folha de Pagamento).

A indústria da Informação, conseguiu a um alto custo produzir as soluções tecnológicas para que todo esse projeto fosse concretizado. A má notícia é que eles cobraram e cobrarão muito caro para a continuidade desses softwares, visto os mesmos serem extremamente dinâmicos, pois relatam de forma eletrônica, o dia a dia do trabalhador brasileiro.

Eis que, os empresários de assessoramento empresarial e contábil, não estimaram a verdadeira bomba que podem acionar. Se observarem, muitos, mas muitos mesmos não planejaram de forma a mitigar os riscos por falhas no processamento de tais informações. Existe uma ausência grande de conhecimento acerca de quão impactante será o E-social frente aos procedimentos e a comunicação Empresa Cliente X Empresa Contábil X Departamentos.

É importante registrar que não existe uma multa específica pelo ‘não envio’ do eSocial – elas referem-se às informações enviadas de forma tardia ou em desacordo com o esperado pelos órgãos envolvidos.

Sem título
Nesse momento, logo pensamos que a mudança só ocorrerá no cliente (empregador).

Mas não é a verdade isso, parte dela será realmente gerada pelo empregador, mas quem é o prestador dos serviços não é o empregador, é a empresa de contabilidade quando contratada para essa finalidade, quem estará assumindo maior parte do risco operacional. E além do risco operacional nos esquecemos do aspecto tecnológico e de segurança da fidedignidade, guarda e tratamento da informação, note o volume de informações “sigilosas” relativas as áreas trabalhistas e tributárias serão tratadas neste ambiente.  Qual o custo envolvido com tecnologia, segurança, políticas de tratamento, mudança de processos, implementação de ferramentas de AI Inteligência Artificial, entre outros?

Internet será de extrema importância, visto o alto índice de falhas e congestionamentos serem ainda os piores do globo terrestre (olha que estou falando da Capital Federal).

Quando funcional, sim! Pois todos esses procedimentos serão executados por serem humanos, e estando os mesmos ausentes, ou despreparados para a conclusão correta do processos eSocial, o prejuízo é certo!

Nossa entidade procedeu diversos encontros, cursos, treinamentos (presenciais e EAD) e mesmo assim consideremos que fizemos o mínimo, devido a tamanha complexidade.

É mais que justo, todos os envolvidos e principalmente aqueles que assumirão os riscos operacionais deste sistema eletrônico de geração de informações sociais, também revisarem seus custos e mitigar os riscos urgentemente!

Em outras palavras, é certo que os valores dos honorários por esses serviços, serão realinhados com a realidade.  Mas precisamos de uma conscientização de que as transformações são inevitáveis e muito impactantes para todos os envolvidos, e é fundamental estarmos apoiados em soluções tecnológicas e sistêmicas para lidar com esta mudança brusca do ambiente, e que trará necessidade de investimento, trabalho e transformação de demandas em oportunidades.

Sabem por quê?

Se falam que existe risco, mitiga-los¹ eis!

 

¹mitigar

verbo

transitivo direto e pronominal

tornar(-se) mais brando, mais suave, menos intenso (ger. dor, sofrimento etc.); aliviar, suavizar, aplacar.

 

Sescon DF is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache